Atividade 2

Deixo aqui a planificação de uma unidade de aprendizagem.
Para a elaboração desta atividade recorri à ferramenta CAST UDL Exchange. Consultei a Larnaca Declaration on Learning Design; Princípios do Desenho Universal na Aprendizagem;alguns artigos de Livebinders - Instructional Design, Learning Design, UDL, entre eles "Beyond teacher egocentrism: design thinking";https://grantwiggins.wordpress.com/2013/09/09/beyond-teacher-egocentrism-design-thinking/
 
De acordo com a Larnaca Declaration on Learning Design https://www.larnacadeclaration.org/, a educação enfrenta muitos desafios uma vez que nos encontramos num mundo em constante desenvolvimento. Os alunos utilizam cada vez mais a tecnologia digital, colaboram entre si e já não toleram muito bem o tipo de ensino que se centra no professor.
Assim, o " Learning Design" permite ajudar os educadores a construir elementos de aprendizagem que podem ser partilhados e adaptados por outros.
Um dos muitos instrumentos à disposição é o "Lesson Builder" https://udlexchange.cast.org/home, o qual permite planear uma unidade de aprendizagem.
É neste contexto que deixo aqui a planificação de uma unidade de aprendizagem.
 
 
 

Uma vez que não é possível acerder ao Plano de Unidade de Aprendizagem no "Lesson Builder" deixo aqui em Formato Word.

 

 

Plano de Unidade de Aprendizagem

 

WEATHER and SEASONS

 

Sumário

 

Esta é uma unidade de Inglês destinada a alunos do 1º ciclo.
Os alunos deverão ser capazes de :
- falar sobre as estações do ano e sobre o tempo;
- legendar imagens sobre as estações do ano;
- descrever o tempo que, normalmente, faz em cada estação do ano.

 

Pré-requisitos

 

Os alunos deverão reconhecer vocabulário sobre o tema na sua língua materna

 

Duração

 

2 h

 

Anos de escolaridade

 

3º e 4º anos

 

Áreas disciplinares

 

Inglês

 

Metodologia

 

Aula n.º1:

    Serão apresentados "Flashcards" com imagens sobre o tempo (sun, rain, clouds, snow...), os quais serão associados às várias estações do ano; serão complementadas pelas palavras correspondentes.Ex.: "Autumn/Fall; Winter _cloudy, rainy, snowy...";https://learnenglishkids.britishcouncil.org/sites/kids/files/attachment/weather-flashcard2.pdf

    os alunos respondem à questão " What's the weather like?" e passarão a registar o estado do tempo em cada aula.

   os alunos indicam a sua estação do ano preferida;"What's your favourite season?- My favourite season is ..."

    os alunos ouvem a canção "What's your favourite season?"   https://www.youtube.com/watch?v=VS9qBeInJ0U

 

   após a sua audição e compreensão cantam a mesma;

 

Aula n.º2

    os alunos registam o estado do tempo;

    os alunos constroem um "Fortune Teller" ("quantos queres" )onde fazem desenhos relacionados com o estado do tempo;

   após realizar esta tarefa deverão escolher um colega para jogar;

https://www.enchantedlearning.com/crafts/origami/fortuneteller/

Aula n.º3

   a professora questiona os alunos sobre o estado do tempo e estes fazem o registo;

   os alunos dizem o nome das estações do ano e estado do tempo à medida que a professora aponta as imagens correspondentes ( a título de exemplo  https://www.youtube.com/watch?v=1pFmPn-jj_U )

   a professora diz aos alunos que vão ouvir uma "short story ; mostra imagens do livro e pede aos alunos que imaginem do que trata a história; https://youtu.be/TagGezN-MkM

   após os alunos terem confirmado as suas expectativas, o vocabulário é revisto

Aula n.º 4

    Os alunos constroem a sua própria história sobre o tema : Weather and Seasons".

 

A unidade será concluída com a elaboração de uma história por parte dos alunos onde serão incluídas frases/ estruturas simples.

 

Avaliação

 

A avaliação será apenas formativa. O método será o da observação, uma vez que se pretende analisar a capacidade de trabalho entre pares e do grupo. Será igualmente utilizada uma grelha de verificação, a fim de registar observações relatiivas à participação dos alunos.

 

Reflexão do autor

 

Esta atividade destina-se a uma turma heterogénea onde se inclui uma aluna com autismo de baixa intensidade.

Nesta unidade está contemplada a elaboração do próprio jogo, nomeadamente o "quantos queres". Uma vez que para  as crianças com autismo a manipulação de

 

 

 

um objeto poderá conduzir à exploração das suas características físicas, considero que este  poderá ser  bastante positivo, na medida em que pelo facto de ser repetitivo, envolvendo movimentos simples dos dedos, pode proporcionar uma boa base de aprendizagem.

As imagens também são apelativas, bem como a canção que irão aprender.

A antecipação da leitura que irão fazer e a construção da própria história pretende ser motivante.

 

 

Esta unidade tem como tema "Weather and Seasons" e inclui várias atividades. Esta destina-se a uma turma heterogénea onde se inclui uma aluna com autismo de baixa intensidade.

Nesta unidade está contemplada a elaboração do próprio jogo, nomeadamente o "quantos queres". Uma vez que para  as crianças com autismo a manipulação de um objeto poderá conduzir à exploração das suas características físicas, considero que este  poderá ser considerado bastante positivo, na medida em que pelo facto de ser repetitivo, envolvendo movimentos simples dos dedos, pode proporcionar uma boa base de aprendizagem.

As imagens também são apelativas, bem como a canção que irão aprender.

A antecipação da leitura que irão fazer e a construção da própria história poderá também ser motivante.