Atividade 2
Uma vez que não é possível acerder ao Plano de Unidade de Aprendizagem no "Lesson Builder" deixo aqui em Formato Word.
Plano de Unidade de Aprendizagem
WEATHER and SEASONS |
|
Sumário |
|
Esta é uma unidade de Inglês destinada a alunos do 1º ciclo. |
|
Pré-requisitos |
|
Os alunos deverão reconhecer vocabulário sobre o tema na sua língua materna |
|
Duração |
|
2 h |
|
Anos de escolaridade |
|
3º e 4º anos |
|
Áreas disciplinares |
|
Inglês |
|
Metodologia |
|
Aula n.º1: Serão apresentados "Flashcards" com imagens sobre o tempo (sun, rain, clouds, snow...), os quais serão associados às várias estações do ano; serão complementadas pelas palavras correspondentes.Ex.: "Autumn/Fall; Winter _cloudy, rainy, snowy...";https://learnenglishkids.britishcouncil.org/sites/kids/files/attachment/weather-flashcard2.pdf os alunos respondem à questão " What's the weather like?" e passarão a registar o estado do tempo em cada aula. os alunos indicam a sua estação do ano preferida;"What's your favourite season?- My favourite season is ..." os alunos ouvem a canção "What's your favourite season?" https://www.youtube.com/watch?v=VS9qBeInJ0U |
|
após a sua audição e compreensão cantam a mesma;
Aula n.º2 os alunos registam o estado do tempo; os alunos constroem um "Fortune Teller" ("quantos queres" )onde fazem desenhos relacionados com o estado do tempo; após realizar esta tarefa deverão escolher um colega para jogar; https://www.enchantedlearning.com/crafts/origami/fortuneteller/ Aula n.º3 a professora questiona os alunos sobre o estado do tempo e estes fazem o registo; os alunos dizem o nome das estações do ano e estado do tempo à medida que a professora aponta as imagens correspondentes ( a título de exemplo https://www.youtube.com/watch?v=1pFmPn-jj_U ) a professora diz aos alunos que vão ouvir uma "short story ; mostra imagens do livro e pede aos alunos que imaginem do que trata a história; https://youtu.be/TagGezN-MkM após os alunos terem confirmado as suas expectativas, o vocabulário é revisto Aula n.º 4 Os alunos constroem a sua própria história sobre o tema : Weather and Seasons".
A unidade será concluída com a elaboração de uma história por parte dos alunos onde serão incluídas frases/ estruturas simples. |
|
Avaliação |
|
A avaliação será apenas formativa. O método será o da observação, uma vez que se pretende analisar a capacidade de trabalho entre pares e do grupo. Será igualmente utilizada uma grelha de verificação, a fim de registar observações relatiivas à participação dos alunos. |
|
Reflexão do autor |
|
Esta atividade destina-se a uma turma heterogénea onde se inclui uma aluna com autismo de baixa intensidade. Nesta unidade está contemplada a elaboração do próprio jogo, nomeadamente o "quantos queres". Uma vez que para as crianças com autismo a manipulação de |
|
|
|
um objeto poderá conduzir à exploração das suas características físicas, considero que este poderá ser bastante positivo, na medida em que pelo facto de ser repetitivo, envolvendo movimentos simples dos dedos, pode proporcionar uma boa base de aprendizagem. As imagens também são apelativas, bem como a canção que irão aprender. A antecipação da leitura que irão fazer e a construção da própria história pretende ser motivante. |
|
Esta unidade tem como tema "Weather and Seasons" e inclui várias atividades. Esta destina-se a uma turma heterogénea onde se inclui uma aluna com autismo de baixa intensidade.
Nesta unidade está contemplada a elaboração do próprio jogo, nomeadamente o "quantos queres". Uma vez que para as crianças com autismo a manipulação de um objeto poderá conduzir à exploração das suas características físicas, considero que este poderá ser considerado bastante positivo, na medida em que pelo facto de ser repetitivo, envolvendo movimentos simples dos dedos, pode proporcionar uma boa base de aprendizagem.
As imagens também são apelativas, bem como a canção que irão aprender.
A antecipação da leitura que irão fazer e a construção da própria história poderá também ser motivante.